Comunicação

A comunicação é um processo, apesar de relativamente simples, e, com caráter universal, também complexo por ser próprio do ser humano e este ser um organismo extremamente complexo.

Para haver a comunicação, são necessários três elementos: o transmissor, o código e o receptor. Em relação ao consumo, "quem diz" procura persuadir "a quem recebe" a mensagem para comprar. Assim, o efeito desejado é fazer consumir.

Quanto à comunicação persuasiva, são tentadas várias formas de persuasão a fim de que a mudança de atitude possa ocorrer através do aumento do componente cognitivo, fornecendo novas informações, associação de mudança com conseqüências reforçadoras, o que leva a uma mudança do componente afetivo e a uma tentativa de fazer com que o consumidor se engaje em comportamento contrário às suas tendências atitudinais, o que provoca uma modificação do comportamento. Os indivíduos parecem ser mais fáceis de serem persuadidos em grupo do que isoladamente, principalmente quando ocorre compromisso público.

Entre as formas de comunicação persuasiva, citam-se: 1) a comunicação direta; 2) a comunicação através de representação; 3) a recomendação; 4) o anúncio em seqüência a programas; e 5) a comunicação de utilidades.

Estas comunicações contêm os argumentos mais importantes em primeiro lugar e os mais fracos em segundo, além de omitirem ou apresentarem conclusões, serem unilaterais ou mostrar tanto os prós quanto os contras. Podem visar determinada quantidade de mudança e sua argumentação pode ser de forma racional e emocional, como o apelo ao medo.
Para a aprendizagem das vantagens do produto, tem sido repetido em parte. Desta forma, ao atingir determinada massa sempre renovada de consumidores, estes formem atitudes favoráveis ao produto.

A publicidade, através da repetição, pode levar a um aumento do componente cognitivo e da retenção, além de acarretar um aumento da afetividade em função da familiaridade, ou de alguma gratificação sentida.
A lei de associação é outro recurso da publicidade. Por exemplo, o nome do produto é associado ao seu uso. O ritmo rima e melodia auxilia a memória e propiciam uma participação, como no caso de cantar junto.

A atenção é despertada através de técnicas como tamanho e luminosidade do anúncio, desenhos e ilustrações contendo elementos humanos com os quais podemos nos identificar.

Simbologia também é um assunto a ser muito discutido, mas não agora....

Nenhum comentário: