Definir exatamente as funções da agencia e do anunciante.
Após o briefing inicial (feito pelo anunciante para a agência, via atendimento e/ou direção geral), briefings específicos e complementares são recomendados para áreas especializadas da agência tais como mídia, criação, pesquisa, promoção etc. isso é normalmente muito mais satisfatório que um único briefing geral.
Nosso trabalho é o de coletar o ponto de vista das outras pessoas e não o de expressar o nosso próprio, de fazer questões e não o de respondê-las. Estamos lá para escutar.
Áreas de responsabilidade.
O processo de briefing, como já vimos, é inseparável do processo de planejamento. Entretanto, as responsabilidades sobre o briefing devem seguir claramente uma divisão de responsabilidades de planejamento.
O sistema apresentado a seguir é uma proposta de definição de responsabilidades de planejamento e briefing que, apesar de não ser aplicável para todas as situações, é susceptível de ser adaptado à grande maioria dos casos.
Em geral, as áreas de marketing devem ser responsáveis por tornarem as informações acessíveis e a área de propaganda e a agência por obterem as informações que precisam. Embora todos aconselhem e assistam uns aos outros, as responsabilidades finais de trabalho devem ser como segue:
Áreas de marketing.
a) Tornar acessíveis para a área de propaganda todas as informações relevantes sobre seus produtos e mercados.
b) Ajudar a área de propaganda a formular objetivos de propaganda adequados aos objetivos de marketing e de rentabilidade do produto/empresa.
c) Aprovar os objetivos, planos e custos preparados pela área de propaganda, bem como tomar – nos casos necessários – a decisão final sobre planejamento estratégico.
Área de propaganda.
a) Assegurar que as ações de propaganda sejam uma contribuição favorável ao plano de marketing.
b) Obter das áreas de marketing as necessárias informações relevantes para a formulação dos objetivos de propaganda. Conseguir informações adicionais de fontes externas (agência, institutos de pesquisa, dados publicados)
c) Formular objetivos de propaganda compatíveis às verbas, custos e retornos previsíveis, ajustando-os com as áreas de marketing e a agência.
d) Preparar um briefing básico (e por escrito) para a agência, contendo as informações essenciais sobre o produto, o mercado e o consumidor, além de uma definição clara dos objetivos de propaganda.
e) Tornar acessíveis – para a agência – todas as informações adicionais necessárias para possibilitar a preparação e execução do planejamento feito para alcançar os objetivos aprovados.
f) Aprovar em primeira instância o planejamento geral estratégico e os planos de trabalho feitos pela agência, submetendo-os – nos casos necessários – à aprovação final pela área de marketing.
Agência de propaganda.
a) Aconselhar e assistir a área de propaganda na formulação dos objetivos de propaganda.
b) Obter da área de propaganda (ou através dela) e de suas próprias fontes todas as informações necessárias para a execução do planejamento estratégico, dos planos de trabalho e levantamento dos custos para alcançar os objetivos.
c) Executar o planejamento estratégico, os planos de trabalho e o orçamento, para submetê-los ao anunciante.
d) Executar as tarefas aprovadas, sob a direção da área de propaganda de seu cliente.
O briefing na hora certa.
Há dois aspectos importantes neste ponto:
a) O tempo requerido para reunir todas as informações relevantes das áreas de marketing antes da formulação dos objetivos de propaganda.
b) O tempo para brifar a agência e desse momento até o início da campanha.
É fundamental, então, o julgamento do gerente de propaganda sobre as circunstâncias individuais e sobre as pessoas envolvidas.
Metodologia de trabalho da BAH COMUNICAÇÃO.
O mercado é rápido e competitivo por isso, utilizamos métodos
uniformes de atendimento para satisfazer a todos os clientes aperfeiçoando nossos processos
criando 4 passos de atendimento:
1 - BRIEFING - Captar o máximo de informações que influenciam no resultado do projeto.
Cada detalhe deverá ser previamente registrado pelo cliente e enviado para um de
nossos atendentes.
2 - PROJETO - Com base nessas informações, um de nossos arquitetos irá criar um projeto
em três dimenções (3D) que será apresentado ao cliente na data combinada.
Cada projeto é único e personalizado com o estilo do cliente.
3 - APROVAÇÃO - Nesta etapa está todo diferencial da BAH COMUNICAÇÃO. Desenvolvemos
quantos projetos forem necessários até a aprovação final do cliente SEM NENHUM CUSTO.
Liberdade e criatividade. Isso você só encontra aqui.
4 - EXECUÇÃO - Será montada uma cópia FIEL do projeto aprovado.
Por isso, é muito importante definir todos os detalhes antes da construção do seu estande.
Ações promocionais, recepção de convidados e equipamentos de ultima geração
são alguns de nossos serviços complementares em grandes eventos.
Cada ítem deve ser acompanhado pelo cliente e por um de nossos colsultores.
Para avançar ao próximo item, deverão ser confirmadas as informações
formalizadas via e-mail.
BRIEFING
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