Seguindo com as 8 dicas de Kotler, aí vai mais uma...
Vencer pelo melhor atendimento: "Todos nós queremos bom atendimento. Mas os clientes o definem em diferentes formas. Todo o atendimento se desdobra em uma lista de atributos: velocidade, cordialidade, conhecimento, solução de problemas e assim por diante. Cada pessoa atribui diferentes pesos a esses atributos de atendimento em diferentes momentos e contextos". Philip Kotler
Muitas vezes é melhor utilizar um simples bloco de papel e uma caneta para lidar com os clientes, só que muitas pessoas acham que isto não funciona muito bem, pelo simples fato de não pensarem nos ganhos ao se utilizar este tipo de tecnologia, e que para muitas das pequenas empresas é o melhor instrumento para a criação do relacionamento com os consumidores.
A melhor “tecnologia” a ser empregada é o cérebro das pessoas, pois o conhecimento permite melhorar relacionamentos, estabelecer vínculos profundos e saber exatamente o que os clientes desejam. Ouvir também é um exercício que traz inúmeras vantagens para as organizações que realmente prestam atenção naquilo que o cliente diz.
Até o cliente se tornar fiel há um longo caminho a ser percorrido, é um investimento de longo prazo e que traz maiores responsabilidades para a organização, pois a exigência dos consumidores cresce continuamente e a qualidade não pode ser reduzida.
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