MBTI de Carl G. Jung

Modelo baseado nas teorias dos Tipos Psicológicos de Carl Gustav Jung. Para ele, as pessoas expressam suas preferências através de alguns comportamentos mais do que por outros e podem ser classificadas em tipos psicológicos por suas preferências, características individuais, hábitos e iniciativas. No modelo MBTI, existem 16 tipos psicológicos representados pela combinação de 4 pares opostos (E,I; S,N; F,T; P,J), conforme as relações de cada atitude listadas na tabela abaixo:


A tabela abaixo apresenta alguns exemplos de palavras processuais.

Atitude - Reação 1 - Reação 2

Energia - Extrovertido( E ) - Introvertido( I )

Atenção - Sensitivo( S ) - Intuitivo( N )

Decisão – Sentimental( F ) – Pensador( T )

Vivência - Perceptivo ( P ) – Julgador ( J )

O teste MBTI (Myer-Briggs Type Indicator), classifica as pessoas em uns dos16 tipos psicológicos analisando respostas de um questionário específico.

Pesquisas recentes demonstraram a relação entre a preferência por cores e os tipos psicológicos, e sugerem relações sobre estratégias de propaganda e padrões de aprendizado.

O trabalho de Orth (Orth 1993), propõe técnicas oriundas da Programação Neurolingüística (PNL) para personalizar a interface. A PNL enfatiza que todo o aprendizado humano está baseado em experiências realizadas através dos sentidos: visão, audição, e cinestésicos (tato, olfato e paladar), e que as diferenças individuais correspondem ao sentido preferencial de comunicação de cada indivíduo.
Esse é um trabalho muito interessante e deve ser pesquisado a fundo para quem deseja estar focado no seu cliente alvo.


Marcello Pauletti

Nenhum comentário: