Modelo baseado nas teorias dos Tipos Psicológicos de Carl Gustav Jung. Para ele, as pessoas expressam suas preferências através de alguns comportamentos mais do que por outros e podem ser classificadas em tipos psicológicos por suas preferências, características individuais, hábitos e iniciativas. No modelo MBTI, existem 16 tipos psicológicos representados pela combinação de 4 pares opostos (E,I; S,N; F,T; P,J), conforme as relações de cada atitude listadas na tabela abaixo:
A tabela abaixo apresenta alguns exemplos de palavras processuais.
Atitude - Reação 1 - Reação 2
Energia - Extrovertido( E ) - Introvertido( I )
Atenção - Sensitivo( S ) - Intuitivo( N )
Decisão – Sentimental( F ) – Pensador( T )
Vivência - Perceptivo ( P ) – Julgador ( J )
O teste MBTI (Myer-Briggs Type Indicator), classifica as pessoas em uns dos16 tipos psicológicos analisando respostas de um questionário específico.
Pesquisas recentes demonstraram a relação entre a preferência por cores e os tipos psicológicos, e sugerem relações sobre estratégias de propaganda e padrões de aprendizado.
O trabalho de Orth (Orth 1993), propõe técnicas oriundas da Programação Neurolingüística (PNL) para personalizar a interface. A PNL enfatiza que todo o aprendizado humano está baseado em experiências realizadas através dos sentidos: visão, audição, e cinestésicos (tato, olfato e paladar), e que as diferenças individuais correspondem ao sentido preferencial de comunicação de cada indivíduo.
Esse é um trabalho muito interessante e deve ser pesquisado a fundo para quem deseja estar focado no seu cliente alvo.
Marcello Pauletti
MBTI de Carl G. Jung
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário