Foi no 5° Fórum Mundial de Comunicação Social, realizado dia 25 de março na PUC/RS que aumentei o número de informações sobre este assunto.
SUSTENTABILIDADE, o que é isso ???
Uma nova PERCEPÇÃO de como as empresas devem trabalhar no futuro.
Sustentabilidade significa ter comprometimento com o bem social e/ou ambiental.
Este processo é, e vai ser ainda, muito importante para todos os tipos de empresa. Muito mais do que uma simples tendência, ela provavelmente se transformará numa responsabilidade governamental.
A primeira pergunta que deve ser feita para quem quer se converter em uma empresa com responsabilidade social é: - "A sociedade está ganhando com isso ?" - Onde o nível de qualificação da empresa neste setor seria o quanto a sociedade ou o ambiente ganha com o processo.
Este processo se solidifica quando temos um FORNECEDOR RESPONSÁVEL e um CONSUMIDOR CONSCIENTE, parece difícil, e realmente é.
Resumindo, instruir e informar o consumidor são os primeiros passos de um caminho que se dirige para o bem do planeta.
Muitas empresas estão utilizando o termo "sustentabilidade" mas não mostram de verdade os resultados prometidos e o consumidor também, não pesquisa sobre a veracidade dos fatos. A sustentabilidade não deve ser um recurso de marketing ou de comunicação. Porque?
Nessa conta, quem sai perdendo é a sociedade como um todo, pois não podem existir concorrentes quando o assunto é sustentabilidade social/ambiental.
Existem muitas formas de trabalhar este tema dentro da sua empresa. Pense, pesquise e identifique como ela pode melhorar alguns processos internos, que no final, quem sai ganhando é a sociedade como um todo. Você pode focar algum assunto, algum produto ou algum serviço, mas pense sempre neste resultado final. O bem do planeta.
Todo este trabalho resulta na confiança gerada pela satisfação dos consumidores, estes que começam a pesquisar mais sobre o que esta ou aquela empresa faz pelo meio ambiente. Essa preocupação é um fator de escolha do consumidor do futuro e logo chegará o momento onde o Planejamento Social será inserido em praticamente todas as empresas.
Na era da informação, quem sai na frente é Alexandre Gama, responsável pela ação "Bradesco, o banco do planeta", que mostra o banco com um único cliente preferencial, o planeta. Durante sua brilhante apresentação no fórum, abordou assuntos como: consumo consciente, mudança de comportamento das empresas e do consumidor, deixar de visar lucros, entender os processos das empresas e dar foco na causa, entre outros.
Alexandre comentou sobre a quantidade de coisas ultrapassadas que podem ser reinventadas sem que consumam o planeta. Do ponto de vista do planeta, nada pode ser "jogado fora", pois no planeta não existe o "fora", concluiu ele. Disse que formar e educar o cidadão é a melhor forma de iniciar um processo de responsabilidade social, e eu concordo.
Sustentabilidade se sustenta
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário