Agora mais do que nunca, os profissionais de Marketing estão sob o alvo de diretores executivos e financeiros para provar que a propaganda que eles fazem e a ações que eles elaboraram compensam o dinheiro investido.
Os custos de Marketing e de ferramentas subiram bastante: elas ficaram grandes demais para que a explicação "confie em mim, nós temos que fazer isso" funcione como antes. Ao mesmo tempo, os profissionais estão almejando o cargo de diretor de Marketing.
Bom, se você quer uma cadeira de diretor na mesa da diretoria você deve atuar como um e mostrar-nos os dados que indicam que os seus investimentos vão ser reembolsados.
Ter esses dados ajuda realmente? De acordo com um estudo de 2007 da Marketing/Profs/Lenskold Group, a resposta é sim. Neste estudo, 60% das companhias que usam ROI (Retorno sobre o investimento) e métricas baseadas financeiramente dizem que esperam um crescimento maior que os seus concorrentes e 30% indicou que os seus diretores executivos e financeiros estão bastante confiantes de que o investimento em Marketing são lucrativos.
Enquanto isso, apenas 48% destes que não estão usando métricas financeiras esperam um crescimento maior que os seus concorrentes, e cerca de 6% gozam da confiança de seus diretores.
Formalize os gastos designados para as campanhas e estratégias. Verifique se se você consegue responder uma destas 7 perguntas:
1- Quanto você gastou, mês por mês, em cada ação de Marketing?
2- Qual foi a sua distribuição durante esses períodos?
3- Como o seu preço de varejo mudou?
4- Você tem estimativas das ações dos concorrentes, ou pelo menos em termos de investimento em propaganda?
5- Há algum fator externo que possa afetar suas vendas, como taxas de desemprego, a temperatura média diária, etc.? Você tem algum dado?
6- Se sim, quais foram as suas vendas ou leads durante esses períodos?
7- A marca está inovando? Está aparecendo?
Há muitas conclusões dos modelos de mix de Marketing. O primeiro é aprender a porcentagem das suas vendas que foram realmente geradas do seu esforço de Marketing. Pressupondo que a sua marca está no mercado há poucos anos, muitos dos seus consumidores não precisaram de um anúncio ou promoção para lembrá-los de comprar o seu produto no ano passado.
ROI (retorno sobre o investimento)
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